top of page

Intermezzo: O Xeque-Mate de Sally Rooney

  • Foto do escritor: mariana laqua
    mariana laqua
  • 25 de nov. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 26 de nov. de 2024

Intermezzo é o quarto romance de Sally Rooney, que chegou ao Brasil no dia 24 de setembro pela Companhia das Letras, na mesma data do lançamento em sua língua original. Talvez você já tenha ouvido falar na autora que vem fazendo sucesso com os mais diversos públicos, se o nome não te traz nenhuma lembrança talvez você reconheça alguns de seus outros títulos, como Conversas entre amigos (2017) e Pessoas Normais (2018), grandes sucessos entre os leitores e que resultaram em séries aclamadas pelos fãs.


Mas conhecendo ou não outras publicações de Rooney, Intermezzo se destaca como uma obra singular e de destaque. Caso você esteja esperando por algo similar às outras publicações da autora ao iniciar este livro, se prepare para uma surpresa positiva.

ree
A obra de Sally Rooney conta com a tradução Débora Landsberg

A trama acompanha a vida de dois irmãos, diferentes em todos os aspectos. Peter, o mais velho, um advogado sério e que se divide entre duas relações amorosas: Sylvia, a qual teve um fim drástico após seu envolvimento em um acidente, e Naomi, a jovem universitária com trabalhos mal vistos pela sociedade. Já Ivan, o irmão mais novo, é um prodígio do xadrez que se encontra um pouco perdido em relação ao seu futuro, e se envolve com uma mulher mais velha, Margaret, sendo apresentado a diversas experiências novas.


Mesmo com vivências muito distantes, os dois personagens passam por uma dificuldade em comum: o luto após o falecimento do seu pai. Entretanto, mesmo com um momento propício para a aproximação dos irmãos, suas diferenças os afastam até mesmo nesta situação, os deixando sem saber como restabelecer a conexão entre eles.


Assim como em seus outros romances, Rooney impacta o leitor com seus diálogos reais e crus, que nos permite entender intimamente a relação entre os personagens. Os capítulos são contados através do ponto de vista dos personagens, com foco principal na dupla de irmãos, e através de longos capítulos acompanhamos o fluxo de consciência de suas ações, mas as divagações são uma surpresa agradável para esta leitura. Este formato é novo para a autora, mas sua execução nos coloca dentro da mente dos protagonistas, conhecendo sua maneira de pensar e entendendo as diferenças mais profundas de cada um, contadas não apenas por seus pensamentos, mas na maneira em como são apresentados.


O tema geral da história é algo que faz parte da realidade de muitos: o luto e a maneira como lidamos com esse sentimento e encontramos maneiras de seguir em frente, seja voltando a nossa rotina anterior ou buscando um novo começo. Essa experiência é diferente para cada um e para cada relação, e Rooney a torna próxima de seu leitor, uma vez que mesmo com personagens singulares, suas escolhas ainda são humanas e podem ressoar de maneiras diferentes em cada um.


Intermezzo é o romance mais longo da autora, mas mesmo sem grandes acontecimentos em suas páginas o livro em nenhum momento se faz monótono. Desde a primeira página, nos vemos seguindo a vida destes personagens após um evento marcante em suas vidas, e entendendo, junto a eles mesmos, qual será o próximo passo a ser dado. 


O novo formato pode assustar quem já é fã da autora, mas ao se desafiar em um estilo diferente Sally Rooney trouxe mais uma grande obra para ler e refletir, não apenas sobre o luto mas também sobre autoconhecimento, amor e política. Mesmo com uma amplitude de temas pincelados, nenhum deles parece se perder na trama, trazendo uma leitura instigante para qualquer perfil que se aventure nessas páginas.

Comentários


Disclaimer

O conteúdo dessa revista é produzido de maneira independente e não visa compensação monetária. Os devidos créditos são dados a todos os autores de conteúdos aqui utilizados, e serão prontamente retirados do ar caso solicitado.

  • Instagram
bottom of page